Nome Negativado Indevidamente em 2024!

O nome negativado indevidamente no SPC ou Serasa (ou qualquer outro órgão de proteção ao crédito) é um problema mais comum do que você imagina.

A partir de um erro, ou por conta de alguma irregularidade cometida pelo próprio credor, muitas pessoas acabam tendo o seu nome negativado em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou o Serasa.

Isso acarreta, consequentemente, prejuízos e limitações nas mais diversas áreas, como a possibilidade de conseguir empréstimos, financiamentos, abertura de contas bancárias, entre outras.

Por isso, é importante compreender como um nome pode ser negativado indevidamente e quais são as suas consequências para o cliente final, e claro, como resolver isso o quanto antes. Leia com a gente e entenda mais sobre a situação do nome negativado indevidamente. Vamos lá!

O que significa quando o nome é negativado indevidamente?  

Quando o nome é negativado indevidamente nos órgãos de crédito, significa que o indivíduo foi erroneamente incluído em um dos bancos de dados de inadimplentes, como SPC, Serasa e outros.

Isso dificulta para o mesmo obter crédito, pois ele é considerado inadimplente, como já mencionamos anteriormente. O nome do indivíduo também pode aparecer em listas de restrição e afetar a sua pontuação de crédito.

É importante que a pessoa afetada pelo problema em questão entre em contato com o órgão de crédito o mais rápido possível para corrigir o erro e reverter a situação. Mas continue lendo, pois ainda vamos trazer maiores detalhes sobre o que deve ser feito nesta situação.

Como saber se meu nome está negativado no SPC ou Serasa?

Mas, e como saber se meu nome está negativado no SPC ou Serasa? Para entender melhor sobre isso, basta entrar no site ou aplicativo do Serasa ou Boa Vista SPC, ou então no site do SPC Brasil, que não possui o app.

Em cada um desses sites, existe um serviço de consulta de crédito que permite que a pessoa verifique seu próprio nome e verifique se ele está ou não negativado. A consulta é simples e geralmente requer apenas alguns dados básicos caso ainda não possua um cadastro no site ou app, como nome, CPF e data de nascimento.

Após fornecer essas informações, a pessoa recebe um relatório completo de seu histórico de crédito, contendo informações sobre seu status de crédito, dívidas pendentes e outras informações importantes.

O que fazer quando meu nome estiver inscrito indevidamente?

Quando o nome estiver negativado indevidamente em órgãos como SPC e Serasa, é necessário juntar a documentação comprobatória de que não houve inadimplência e levar até a empresa que o negativou.

Pode ser necessário comparecer pessoalmente à sede da empresa para prestar esclarecimentos e provar que o nome foi indevidamente negativado.

Além disso, é importante buscar auxílio de um advogado especializado na área, pois o profissional poderá auxiliar no processo de retirada da negativação indevida. O advogado poderá orientar o cliente acerca da documentação necessária, ajudar a montar um plano de ação e representá-lo diante da empresa que negativou indevidamente.

Uma vez que a negativação indevida seja removida, é importante acompanhar os órgãos responsáveis para verificar se a remoção efetivamente ocorreu.

Se o problema persistir, é recomendável procurar o auxílio de um advogado novamente para tomar as providências cabíveis, já que em alguns casos cabe indenização por danos morais, visto que a negativação foi indevida.

Como comprovar que o nome foi negativado indevidamente?

Os documentos para comprovar uma negativação de CPF indevida são necessários para que a pessoa possa entrar com uma reclamação contra a empresa responsável pela negativação.

Esses documentos são importantes para comprovar que a negativação foi realizada de forma incorreta ou ilegal. Os documentos necessários para comprovar uma negativação indevida são protocolos, notas fiscais, comprovantes de pagamento e comprovante da negativação com os dados da empresa responsável.

O protocolo é um documento que relata a data e a hora da negativação. As notas fiscais são necessárias para comprovar que o pagamento da dívida foi realizado. Os comprovantes de pagamento são necessários para comprovar que o pagamento foi efetuado.

Nesses documentos já é possível encontrar os dados relacionados a empresa, como nome fantasia e também CNPJ, suficientes para a solicitação da retirada da dívida registrada indevidamente.

Negativação indevida gera indenização? 

Sim. A negativação indevida do SPC geralmente gera indenização por danos morais, pois o cadastro é uma base de informações que reflete diretamente na liberdade de contratação de um indivíduo. Por exemplo, se você tiver uma negativação devida no momento em que ocorrer uma negativa, essa situação não gera a indenização. 

Se você deseja obter mais informações sobre a negativação indevida e indenização por danos morais, recomendamos que leia a matéria a respeito.

Qual o valor da indenização para o caso de negativação indevida?

Infelizmente, não é possível dizer exatamente qual será o valor da indenização por negativação de nome indevida. No entanto, geralmente, o valor da indenização varia entre 2 e 10 salários mínimos.

Fui negativado indevidamente, porém, tenho inscrição devida no meu CPF. Tenho direito a buscar uma indenização? 

Não. Como mencionado com antecedência, a maioria dos juízes dá a razão para a empresa que o negativou indevidamente. Seu nome será limpo pela negativação indevida, mas você provavelmente não terá direito a indenização. 

Quanto tempo a empresa tem para retirar o nome de um cadastro do SPC ou Serasa? 

A empresa tem a obrigação de remover o nome do consumidor da lista de negativação após a quitação da dívida dentro de 5 dias úteis.

Qual a diferença entre cobrança indevida e negativação indevida?

Qualquer cobrança que você receber a respeito de um produto ou serviço que não foi adquirido pode ser entendida como cobrança indevida.

Por exemplo, se houver uma cobrança na sua fatura de cartão de crédito por algo que você não comprou, isso pode ser classificado como cobrança indevida, ou então um valor acima do contratado em sua conta de telefone. 

Se apenas a cobrança indevida ocorrer sem que a dívida tenha sido previamente inscrita nos órgãos de proteção ao crédito, não existe direito a indenização.

Diferentemente, ocorre negativação indevida quando da conduta de cobrança indevida, ocorrendo junto uma negativação indevida. Imagine o exemplo acima.  

Conclusão 

Concluindo, é importante destacar que, quando uma pessoa é vítima de um nome negativado indevidamente, a melhor opção é contar com a orientação de um advogado especialista.

O profissional poderá auxiliar na busca por soluções que ajudem a proteger a reputação da pessoa, bem como a garantir que seus direitos sejam respeitados. Assim, o direito à imagem e à reputação estarão garantidos e o caso poderá ser resolvido de forma segura e eficaz.

Se você quer aprofundar seu conhecimento sobre esse tema, baixe nosso ebook gratuito sobre negativação indevida.